quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Escreva Lola Escreva: VOCÊ ESTÁ NUMA SITUAÇÃO DE ABUSO? A serviço da CIA

Escreva Lola Escreva: VOCÊ ESTÁ NUMA SITUAÇÃO DE ABUSO?: Acho que só não recebo mais emails de mulheres pedindo ajuda contra a violência doméstica que sofrem porque a maioria das pessoas que me ...


A serviço da CIA: 54 países colaboraram com torturas e cárceres secretos.

Al servicio de la CIA: 54 países colaboraron en torturas y cárceles secretas

Texto completo en: http://actualidad.rt.com/actualidad/view/85738-carceles-secretas-CIA-tortura-eeuu

O longo documento de 213 páginas preparado pela organização com sede em Nova York põe a descoberto que mais de um quarto dos governos de vários países ofereceram secretamente seu apoio aos serviços secretos ianques, sem o qual a CIA não teria conseguido colocar em prática seu programa, segundo a OSJI.

"Não há a menor dúvida de que altos funcionários da administração de (George) Bush são responsáveis por ter autorizado as violações de direitos humanos relacionadas com as detenções secretas e entregas extraordinárias de pessoas, e a impunidade de que desfrutaram até esta data continua sendo motivo de grande preocupação", diz o informe.

"As operações secretas de detenção e entregas extraordinárias, elaboradas para serem realizadas secretamente fora dos EEUU, não poderiam ser realizadas sem uma participação ativa de governos estrangeiros."

"Mas a responsabilidade por estas violações não se esgota nos EEUU. As operações de detenções secretas e entregas extraordinárias, elaboradas para serem realizadas fora dos EEUU, não poderiam ser realizadas sem uma participação ativa de governos estrangeiros. Estes governos devem também responder por isto."

Segundo a OSJI, a lista destes Estados inclui países como o Paquistão, Afeganistão, Egito e Jordânia, onde existiram cárceres secretos onde se praticaram torturas durante vários anos. Países como Irlanda, Islândia e Chipre são acusados de ter concedido ajuda disfarçada ao programa ao permitir o uso de seu espaço aéreo e seus aeroportos em operações de entrega.

O Canadá não só permitiu o uso de seu espaço aéreo, mas deu também informação sobre um de seus cidadãos, segundo o informe.

Muitos dos países da lista são europeus. Alemanha, Espanha, Portugal e Áustria estão entre eles, enquanto que a França, os Países Baixos e a Hungria não. A Georgia é acusada de ter participado da entrega, enquanto que a Rússia não figura na lista.

Alguns países, como a Polônia, Lituânia e Romênia, colaboraram hospedando cárceres secretos em seu território.

A publicação do informe parece ter sido programada para coincidir com as sessões públicas de aprovação da candidatura de John Brennan, agendadas para esta quinta-feira. Prevê-se que Brennan, eleito por Barack Obama para liderar a CIA seja interrogado sobre sua suposta relação com as operações secretas e torturas durante os mandatos de Bush.

Visto em RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário