terça-feira, 9 de abril de 2013

Todas as bruxas serão castigadas

Em terras tupiniquins, as bruxas já reinaram livres outrora, mas como sempre, os bravos paulistas foram os primeiros a queimá-las em praça pública, como podemos ler nos trechos abaixos:
 Feitiço nos homens
Por volta de 1692, uma das bruxas paulistanas foi Mima Renard, uma francesa que veio tentar a sorte com o marido René e acabou por se estabelecer na ainda vila de São Paulo. Por se tratar de uma mulher muito bela, causava invejas nas outras mulheres e a cobiça nos homens. Por conta disto, seu marido foi assassinado por um suposto pretendente, já casado. Desta forma, Mima foi empurrada para a prostituição para sobreviver.
Todas as bruxas serão castigadas
E, assim, despertou de vez a fúria das mulheres. O estopim para sua condenação como bruxa foi mais um assassinato: desta vez, um de seus clientes matou outro no que pode se entender como uma crise de ciúmes. Detalhe: ambos eram casados. A comunidade local, especialmente as mulheres, deram queixa ao padre da paróquia local acusando-a de enfeitiçar os homens. Seu destino foi ser queimada viva.
E, para nossa sorte, contamos com dois Padres no sítio para nos proteger das maléficas, como contavam a população do centro antigo de São Paulo em 1798:
Padre Luis e poções
Outra das bruxas de São Paulo foi Maria da Conceição, morta em 1798, queimada em uma fogueira perto do Convento São Bento, no centro antigo de São Paulo. Maria era uma conhecida mulher da localidade, que preparava alguns remédios para curar doentes, algumas poções para atrair homens e gozava de uma certa reputação. Por motivos incertos, ela arrumou problemas com um padre conhecido somente como padre Luis. Ao que parece, ele era radicalmente contra o que ela fazia e conseguiu levá-la a julgamento por bruxaria.
E para finalizar invocando a proteção de todos os santos, façamos uma oração poderosa contras as bruxas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário